Iza Lourença apresenta relatório sobre o Barreiro e homenageia Alforriado Matias
25/05/2022 2022-10-31 16:43Iza Lourença apresenta relatório sobre o Barreiro e homenageia Alforriado Matias
Iza Lourença apresenta relatório sobre o Barreiro e homenageia Alforriado Matias
Grupo de trabalho apresentou relatório de ações, debateu iniciativas e entregou Menção Honrosa ao abolicionista
No último 21 de maio, o Barreiro recebeu a apresentação do relatório final do Grupo de Trabalho do Barreiro (GT Barreiro), criado na Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A reunião, convocada pelo GT Barreiro, grupo em que a vereadora Iza Lourença é relatora e presidente, apresentou as ações realizadas pelo grupo aos moradores da região, representantes da PBH e lideranças presentes. Confira as fotos do evento aqui.
O Mandato Movimento, que conta com uma assessoria dedicada às demandas da região Barreiro e também integra o Grupo de Trabalho do Barreiro, apresentou dados coletados através de pedidos de informação feitos às secretarias municipais e como a atuação na regional tem contribuído, ou não, para o avanço da região histórica de Belo Horizonte.

O debate abordou temas como cultura, meio ambiente, agroecologia, urbanização e infraestrutura, saneamento básico e limpeza urbana da região. A ativista cultural Let Fox destacou a importância de uma parceria mais efetiva de equipamentos públicos nas atividades culturais que já são realizadas pela comunidade. Let destacou, também, sugestões de mudança na atuação da polícia militar que contribuiria realizando o trabalho de proteção das pessoas que frequentam os espaços culturais, em vez de tentarem regulamentar atividades, já que esta não é uma função da PM.
O encontro também foi marcado pela cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito, post mortem, a Alforriado Matias, abolicionista que desempenhou papel importante na luta contra a escravidão na Região do Barreiro. O local escolhido foi a Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoeint), espaço onde localizava-se a antiga casa grande da Fazenda Barreiro, cenário de resistência em que Alforriado Matias matou seu algoz, o escravagista Major Cândido Brochado. A simbologia do local merece destaque, já que Matias também teria sofrido diversas violências neste território e hoje recebe reconhecimento pelo seu feito heróico de legítima defesa, em busca de sua liberdade.
O Instituto Alforriado Matias recebeu o diploma, representado pela matrigestora Ayobami Nombulelo, que destacou em sua fala a importância de se reverenciar os heróis apagados pela história hegemônica.
O relatório foi protocolado na Câmara Municipal de Belo Horizonte no último dia 31 de maio.
