Iza na Câmara

Iza na Câmara

Saiba sobre nossos projetos de leis e a estrutura do mandato!

Quer ficar por dentro das nossas ações? Inscreva-se!



    Gabinetona BH

    Mandatos compartilhados potencializam nossa atuação. Continuando a experiência de sucesso iniciada por Áurea Carolina, Cida Falabella e Bella Gonçalves como co-vereadoras em 2016, me uno a Bella e Cida na Gabinetona BH, mantendo gabinetes e processos compartilhados localmente, articulando no legislativo mineiro com Andrea de Jesus, e nacionalmente com Áurea na Câmara dos Deputados.

    A solidariedade e a coletividade são o que nos dá força para resistir!

    PLENARIA_DAS_VEREADORAS


    Nosso Mandato é Movimento


    Leis aprovadas
    Lei-Nº11299-2021

    20 de junho agora é o Dia Contra o Encarceramento da Juventude Negra e esse vai ser um marco importante na luta antirracista em Belo Horizonte. Cabe a nós usar a data para fomentar o debate sobre como e porque as prisões se tornaram ineficientes no país e reforçar o trabalho de elaboração de leis e políticas públicas de combate ao aprisionamento em massa de corpos negros, que são dois em cada três presos no Brasil. Prisão não é a solução, mas antes investimentos em educação, garantia de direitos básicos, equidade de oportunidades e distribuição de renda. A juventude negra quer viver, quer cultura, quer educação e quer ser livre!

    Projetos de Lei Apresentados
    PL-Nº78-2021


    DIA MARIELLE FRANCO –
    PL Nº 78/2021 

    O PL, uma iniciativa em parceria com o Instituto Marielle Franco, institui o Dia Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas, a ser comemorado anualmente no dia 14 de março, em Belo Horizonte.

    pl-88-2021

    DOSSIÊ DAS MULHERES DE BH – PL Nº 88/2021

    Projeto de Lei para a criação de um banco de dados sobre violência contra as mulheres atendidas pelas políticas públicas municipais, para que esses números permitam identificar com nitidez os problemas enfrentados pelas mulheres belo-horizontinas e elaborar leis e políticas de combate.

    PL-Nº99-2021

    DIGNIDADE MENSTRUAL – PL Nº 99/2021

    Projeto de lei que promove a Dignidade Menstrual das mulheres em situação vulnerável na cidade, com distribuição gratuita de absorventes e conscientização sobre a menstruação. A pobreza menstrual é a realidade de muitas pessoas que menstruam, não tem condições de comprar seus produtos de higiene e ainda enfrentam o tabu que cerca o assunto. Com esse PL queremos garantir acesso a higiene menstrual e informações para todas as pessoas que menstruam.

    PL-Nº126-2021

    BH SEM FOME – PL Nº 126/2021

    Projeto de Lei que cria um auxílio emergencial de 600 reais mensais, por seis meses, para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em Belo Horizonte, para sua subsistência durante a pandemia, para aguardar a vacina em casa sem passar fome.

    PL-252-2022

    CONTRA A ARQUITETURA HOSTIL – PL Nº 252/2022

    PL da Gabinetona BH que proíbe a instalação de técnicas de arquitetura hostil (usadas para afastar principalmente as pessoas em situação de rua do uso da cidade) em espaços públicos de BH, seja pelo poder público ou por particulares, e dá um ano para que as estruturas já instaladas sejam removidas.

    PL-Nº-197-2021

    REVOGAÇÃO DA ISENÇÃO DE IMPOSTOS DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS – PL Nº 197/2021

    Projeto de lei de autoria coletiva, revogando a lei que concede isenção do ISSQN para as empresas de ônibus de Belo Horizonte.

    PL-208-2021

     

    ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA- PL Nº 208/2021

    PL que busca a promoção da dignidade da pessoa gestante, parturiente e puérpera com a garantia de assistência à saúde, do combate à violência obstétrica, do direito à informação e de acolhimento e escuta qualificada.

    pls-244--2021

    CENTRO DE SAÚDE MARIELLE FRANCO –PL Nº 244/2021

    Esse PL pretende dar o nome de Centro de Saúde Marielle Franco ao CS Vila Cemig, na região do Barreiro, em memória da sua trajetória política de representatividade, símbolo para pessoas de periferia, negras, LGBTI+ e comprometidas com a diversidade e os direitos humanos, além de ser um incentivo à participação política de mulheres negras.

    Comissões

    Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

    Membra Suplente (2021 - 2022)
    Acompanhe

    Comissão de Participação Popular

    Membra efetiva (2021 - 2022)
    Acompanhe

    Comissão Especial de Estudos da BHTrans

    Membra efetiva (2021)
    Acompanhe
    Transparência

    Nosso Gabinete

    Nossa equipe é composta oficialmente por 16 pessoas, divididas em equipes de Comunicação, Jurídico, Gestão, Territórios e Mobilização, além de um motorista. Além da equipe contratada, esse mandato-movimento é feito por mais dezenas de apoiadores que participam ativamente das nossas iniciativas e construções.

    Além da contratação de assessoria, paga diretamente pela Câmara Municipal, temos suporte de materiais de escritório, adquiridos pela CMBH e distribuído aos gabinetes, cotas mensais de impressão na copiadora disponível para o gabinete e serviço de Correios.

    Fazemos parte da Gabinetona BH! Dividimos o mesmo espaço de trabalho com a vereadora Bella Gonçalves e a co-vereadora Cida Falabella (PSOL). Ficamos na sala B-215 e estamos abertas para receber sua visita.

    Doação de Salários

    Para nós, a política não é uma carreira ou uma oportunidade de ascensão social. A disputa por esse espaço nos é negada há séculos e estamos neste espaço para atender a necessidade da população, e não enriquecer ou alcançar privilégios.

    Um dos nossos princípios é combater os altos salários que separam os políticos da realidade do povo. A vereadora Iza Lourença reserva parte de seu salário mensal para investir em iniciativas do mandato-movimento e iniciativas sociais da cidade. 

    Para onde vai o dinheiro doado?

    Chamado aberto para inscrição de iniciativas populares de BH: estamos preparando a primeira chamada aberta para inscrição de projetos que são alinhados com a defesa de uma cidade para a maioria. Iniciativas culturais e sociais selecionadas receberão o nosso apoio financeiro.

    Gabinete na Rua e em Casa: distribuição de materiais do mandato não são parte da verba do gabinete ou da Câmara de BH, para a disputa de ideias chegar mais longe precisamos investir. Os adesivos, panfletos e materiais físicos do nosso mandato-movimento que levam as campanhas políticas, como a construção dos atos Fora Bolsonaro, são feitos com a doação de salário;

    Contribuição mensal para o PSOL: nosso projeto é coletivo e o nosso partido não é financiado por milionários e grandes empresas. Então a gente faz a nossa parte!

    Seja Resistência! Seja PSOL

    É preciso arrancar alegria ao futuro! Só com organização coletiva podemos contruir um novo futuro para o país. Fortaleça o PSOL e seja parte da resistência. Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

    Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
    • Image
    • SKU
    • Rating
    • Price
    • Stock
    • Availability
    • Add to cart
    • Description
    • Content
    • Weight
    • Dimensions
    • Additional information
    • Attributes
    • Custom attributes
    • Custom fields
    Click outside to hide the compare bar
    Compare
    Wishlist 0
    Open wishlist page Continue shopping