Iza Lourença assina a carta-compromisso Agroecologia nas Eleições
01/09/2022 2022-10-31 16:17Iza Lourença assina a carta-compromisso Agroecologia nas Eleições
Iza Lourença assina a carta-compromisso Agroecologia nas Eleições
Acreditamos no potencial da agricultura familiar e na possibilidade de produzir alimento de qualidade e em abundância por meio da agroecologia.
Em nosso mandato, sempre apoiamos as iniciativas que conduzem essa política. Sabemos que a agroecologia tem entre seus pilares a diversidade de espécies, o respeito à natureza e a quem produz, entendendo a necessidade de convivermos em harmonia e sem explorar os limites dos recursos humanos e ecológicos.
O agronegócio alega sustentar o país, mas sua produção é direcionada majoritariamente para agentes estrangeiros. Além disso, a bancada do agro não se importa em devastar biomass ou envenenar alimentos e pessoas produtoras¹ (causando doenças como câncer, intoxicação renal, malformação congênita, entre outras). Cerca de 60% das florestas destruídas nos últimos 10 anos deram espaço para o agronegócio e o latifúndio². Tendo em vista o ecocídio em curso, é urgente a preservação do meio ambiente. Por isso precisamos pautar formas alternativas de produção.
No atual governo, percebemos o crescimento da fome e do nutricídio, ou seja, pessoas que, apesar de terem acesso a algum tipo de alimento, não tem suas necessidades totalmente atendidas. É de conhecimento geral que crianças mal alimentadas não alcançam pleno desenvolvimento intelectual e rendimento escolar. O futuro do país está em jogo.
Defendemos a produção local, favorecendo a criação de feiras e a proximidade entre quem produz e quem consome na ponta, sem atravessadores. Esse arranjo auxilia, ainda, na preservação das áreas verdes também nos centros urbanos, reduzindo impactos das chuvas, poluição e melhorando o clima local.
Por fim, vale ressaltar que a agroecologia nos territórios abrange a implementação de políticas estruturantes de trabalho, renda, acesso à terra, água e moradia, de modo a garantir autonomia social e agregando campo, cidade e floresta.
Somos agroecologia, pelos trabalhadores, pelos povos tradicionais, pela saúde e pelo planeta.
1- https://ojoioeotrigo.com.br/2022/07/contato-com-agrotoxicos-pode-levar-a-dano-do-dna-causar-cancer-problemas-renais-e-doencas-no-sangue/
2- https://oeco.org.br/noticias/relatorio-expoe-agronegocio-como-grande-motor-do-desmatamento-ilegal-de-florestas/
