Iza Lourença assina carta-compromisso do Clima de Eleição
01/09/2022 2022-10-31 16:19Iza Lourença assina carta-compromisso do Clima de Eleição
Iza Lourença assina carta-compromisso do Clima de Eleição
O bem viver é aliado no combate à desigualdade
Sabemos da urgência da luta pela preservação ambiental, por isso assinamos a carta do Clima de Eleição.
Em nosso mandato, lutamos na Câmara Municipal de Belo Horizonte e vamos levar para Brasília os seguintes eixos programáticos:
Combate à fome e conquista da soberania alimentar: sabemos que a superprodução do agro não reflete na alimentação do povo, que depende e produz pela agricultura familiar. Não aceitamos o uso de veneno no campo e a produção às custas das nossas florestas. O MST já mostrou que é possível produzir respeitando os limites do planeta, os povos tradicionais e com qualidade para quem trabalha e quem consome.
Luta por cidades verdes: nossas cidades precisam conquistar plena extensão do saneamento básico, com tratamento do esgoto. Essa medida é essencial para o acesso à saúde, a preservação das águas e a drenagem urbana. Não aceitamos que pessoas percam suas casas em deslizamentos, mais recorrentes a cada ano, devido ao aquecimento do planeta. Além disso, os territórios devem contar com espaços verdes para lazer e contato com a natureza.
Combate ao racismo ambiental: as primeiras e principais vítimas da fome e dos eventos climáticos (enchentes, vendavais, temperaturas acima da média) são o povo preto e periférico. Lutar pelo clima também é combater o racismo.
Mobilidade: as cidades devem garantir acesso a um transporte público de qualidade, o que é fundamental para a redução da queima de combustíveis fósseis promovida pelo transporte individual feito em carros. Isso passa pela melhoria dos serviços de ônibus e de metrô, ampliação das ciclovias e por permitir a livre circulação de pessoas. Uma cidade que seja acessível a crianças, pessoas idosas e com deficiência. O direito à cidade não deve ser restrito a quem pode pagar, mas deve ser um direito de todas as pessoas.
Combate às grandes mineradoras: a mineração atua sem o mínimo pudor em nosso estado. Alegando gerar empregos, matam pessoas, animais, rios e destroem a paisagem. É necessária a limitação dessas atividades, sempre contando com o respeito a todas as formas de vida.
O bem viver é aliado no combate às desigualdades.
